ARQUIDIOCESE DE MARIANA
ATA DE POSSE CANÔNICA DO NOVO PÁROCO DA CATEDRAL METROPOLITANA DE MARIANA
Aos 15 dias do mês de fevereiro do ano do Senhor de dois mil e vinte e seis, às 10 horas, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção, Igreja-Mãe da Arquidiocese, situada nesta cidade de Mariana, reuniram-se o Clero, religiosos e religiosas, autoridades civis, membros dos Conselhos Paroquiais e grande número de fiéis leigos, para a Celebração Eucarística na qual tomou posse canônica como Pároco o Reverendíssimo Cônego Nattan Sneijder.
A Santa Missa foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Flávio Brito Cardeal Santos, C.Ss.R, Arcebispo Metropolitano, que, após a proclamação do Santo Evangelho, procedeu à leitura do Decreto de Provisão Canônica, pelo qual, em conformidade com os cânones 515 §1, 519 e 523 do Código de Direito Canônico, nomeou o referido sacerdote para o ofício de Pároco da mencionada Catedral Metropolitana.
Após a leitura do Decreto, o Cônego Nattan Sneijder aproximou-se do Altar e, diante do Arcebispo e do povo fiel, fez a Profissão de Fé e prestou o Juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica, comprometendo-se a exercer com zelo, fidelidade e espírito pastoral o múnus que lhe foi confiado.
Em seguida, realizou-se o rito simbólico de entrega das chaves da Igreja, do Sacrário, da Sede presidencial e do Livro dos Santos Evangelhos, como sinais do ministério de santificar, ensinar e governar a comunidade paroquial. O novo Pároco foi então conduzido à Cátedra e à pia batismal, recordando que lhe compete presidir a comunidade na caridade e administrar os sacramentos, especialmente o Batismo e a Eucaristia.
Concluídos os ritos próprios, o Cônego Nattan Sneijder dirigiu à assembleia sua saudação inicial, manifestando sua obediência ao Arcebispo, seu amor à Igreja e sua disposição de servir ao povo de Deus confiado aos seus cuidados pastorais.
Nada mais havendo a tratar, para constar, lavrou-se a presente Ata, que, lida e achada conforme, vai por mim assinada, juntamente com Sua Excelência Reverendíssima, o novo Pároco e as testemunhas abaixo.
Mariana, 15 de Fevereiro de 2026.


