Carta de Convocação do Clero e do Povo - Missa de Encerramento do Ano Jubilar | Arquidiocese de Mariana

 


CARTA DE CONVOCAÇÃO DO CLERO E DO POVO DE DEUS PARA A MISSA DE ENCERRAMENTO DO ANO JUBILAR DA ESPERANÇA
ARQUIDIOCESE DE MARIANA

Prot. 016/2025

“Tudo façais para a edificação do Corpo de Cristo” (cf. Ef 4,12)

Dom Flávio Brito Cardeal Santos
Por mercê de Deus e da Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano de Mariana

Amados irmãos presbíteros e diáconos da Arquidiocese de Mariana, caríssimos fiéis leigos e leigas, Saúde e bênção no Senhor!

     Ao aproximar-se a Missa Solene de Encerramento do Ano Jubilar 2025, tempo de graça concedido por Deus à sua Igreja, determino e convoco, de forma expressa e obrigatória, todo o Clero da Arquidiocese de Mariana para participar desta celebração conclusiva, sinal máximo de comunhão presbiteral e de unidade com o seu Arcebispo.

A Missa será celebrada: Domingo, 28 de dezembro de 2025, às 9h, com Peregrinação, iniciando-se na Igreja Matriz de São José até a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção – Mariana.

1. Da obrigatoriedade

Declaro que a presença de todos os presbíteros e diáconos incardinados ou em exercício pastoral na Arquidiocese de Mariana é obrigatóriaA ausência sem justificativa legítima, apresentada previamente por escrito ao Arcebispado, será considerada falta grave contra o dever de comunhão e obediência eclesiástica, acarretando suspensão canônica, conforme o direito da Igreja.

2. Da participação remota

Reconhecendo situações excepcionais (impedimento comprovado ou força maior), todo sacerdote deverá participar ao menos de forma remota, inclusive via Discord, conforme será oportunamente comunicado.
A não participação, nem presencial nem remota, sem causa justa e formalmente apresentada, estará sujeita às mesmas sanções acima indicadas.

3. Sentido pastoral e eclesial

Esta determinação não nasce de mero rigor disciplinar, mas do profundo significado espiritual do Jubileu. O presbitério, unido ao seu bispo, é chamado a dar testemunho público de comunhão, especialmente em um momento que encerra um ano marcado pela misericórdia, pela esperança e pelo compromisso missionário.

4. Comunicação ao Povo de Deus

Ao Povo fiel desta comunidade, comunico esta convocação como sinal da seriedade com que a Igreja vive seus tempos fortes. Convido todos os fiéis a participarem com fé, oração e espírito de peregrinação, unindo-se ao clero nesta grande ação de graças.

Confiando na responsabilidade pastoral e no zelo ministerial de cada sacerdote e diácono, invoco a intercessão de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira de nossa Igreja Particular, para que este encerramento jubilar produza frutos duradouros de santidade e missão.

Dado e firmado em Mariana, no Ano Jubilar de Nosso Senhor Jesus Cristo, 2025.


Dom Flávio Brito Cardeal Santos
Arcebispo Metropolitano

Postagem Anterior Próxima Postagem